Renan: ‘crack’ está substituindo o álcool em pequenos municípios e em áreas rurais | Vereador Célio Moreira

Célio Moreira da Silva

159155 - Deputado Estadual

Renan: ‘crack’ está substituindo o álcool em pequenos municípios e em áreas rurais

Ao alertar para o avanço do consumo de crack no país, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) citou em Plenário, nesta sexta-feira (25), dados de diversas pesquisas e observou que essa droga vem substituindo o álcool em municípios de pequeno porte e em áreas rurais.

O crack está generalizado no país – afirmou, acrescentando que o problema “vem sobrecarregando o nosso já sobrecarregado sistema de saúde”.

De acordo com o senador, o consumo da droga já acontece em mais de 90% dos municípios brasileiros, transformando-se “em uma epidemia reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina”.

- Nada menos que 58% dos municípios relataram problemas com segurança devido aocrack e outras drogas – acrescentou.

Citando levantamento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Renan afirmou que, em cinco anos, o Brasil passou a responder por 81% do crackapreendido em toda a América do Sul. Ele disse ainda que a droga se tornou a segunda maior causa de procura nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) especializados em álcool e drogas.

- A complexidade e a urgência do problema, que está dizimando famílias, exigem um programa harmônico. É preciso conjugar ações sociais, políticas de segurança pública e de saúde pública – declarou o parlamentar.

O senador disse que a previsão de investimentos do governo federal para o combate aocrack e outras drogas, neste ano, foi de R$ 410 milhões. E em três frentes: prevenção, combate ao tráfico e tratamento. Ele assinalou que tais ações estão a cargo do Ministério da Justiça, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional Antidrogas.

Da Redação / Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>