Rio de Janeiro (RJ): Acordo para votação de aumento dos aposentados | Vereador Célio Moreira

Célio Moreira da Silva

159155 - Deputado Estadual

Rio de Janeiro (RJ): Acordo para votação de aumento dos aposentados

Líderes partidários no Congresso fecharam ontem acordo que eleva as chances de aposentados do INSS, que ganham acima do mínimo (R$ 545), de terem aumento real em 2012. O acerto prevê a inclusão de recursos para concessão de reajuste acima da inflação a 8,7 milhões de segurados no relatório preliminar do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator do Orçamento. O objetivo é garantir a aprovação de emendas, entre elas a que dá aumento de 11,7% aos inativos.

Parlamentares fecham proposta com recursos no Orçamento para reajuste real

POR MAX LEONE

Pelo acordo, não será fixado percentual ou feita reserva de valores para o reajuste real. A definição ficará por conta de negociação a ser retomada entre governo, centrais sindicais e representantes de aposentados. As discussões devem ocorrer no começo do ano que vem.

“Negociamos com vários líderes a necessidade de garantir recursos para o aumento real dos aposentados. É um avanço significativo. Até a semana passada, o governo nem queria ouvir falar em aumento real. Agora, os deputados da base já aceitam discutir”, afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.

Segundo ele, o acerto teve o aval do presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e do próprio relator-geral, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Votação da proposta na Comissão Orçamentária é transferida para hoje

Com o acordo dos líderes, a votação do parecer inicial da proposta orçamentária de 2012, na Comissão Mista de Orçamento, foi transferida para hoje, às 10 horas. Além da discussão do aumento real para os aposentados, ficou garantido a manutenção do quórum da sessão de ontem para os trabalhos de hoje.

As discussões que resultaram no acordo de lideranças foram acompanhadas de perto por representantes e vários aposentados do INSS. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, a pressão sobre o Congresso e o governo vai continuar sendo feita.

“Vamos mobilizar a categoria. A ideia é acompanhar a votação de amanhã (hoje) com muita gente. Vamos colocar de 300 a 500 idosos no Congresso”, disse.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) lembrou que uma das emendas que está em pauta é a que prevê corrigir os benefícios superiores ao mínimo usando a fórmula que considera 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação. Isso resultaria em correção de 11,7% em janeiro do ano que vem.

“Eu e o senador Paim (Paulo Paim do PT-RS) apresentamos essa proposta. E vamos tentar aprová-la na Comissão Mista de Orçamento”, afirmou Paulinho. Fonte: Agência Câmara

2 respostas a Rio de Janeiro (RJ): Acordo para votação de aumento dos aposentados

  1. Marcelo Gonçalves disse:

    Boa tarde, não vejo á hora dps senadores revolveram realmente trabalhar e
    votar o mais breve possível a aposentadoria para as pessoas portadoras de deficiência.
    Na hora de aumentar o tempo de contribuição das pessoas, que já estão trabalhando a ( por exemplo mais de 20 anos ), eles votam.
    Ps: não sei se é verdade mas houvi falar que os deputados e senadores se aposentam com dois mandados.
    Vocês acham isso correto ?
    Eles, acham porque eles legislam em causa própria.
    Um abraço,
    Marcelo Gonçalves ( portador de deficiencia fica a três anos e meio). anos).

    • celiomoreira disse:

      Olá, Marcelo. Também estou trabalhando no Senado com o objetivo de adiantar a votação do projeto que prevê a aposentadoria especial para os deficientes da ativa. A informação que lhe passo é que o projeto do então deputado Leonardo Mattos, hoje vereador em Belo Horizonte, depende de um estudo sobre o impacto econômico que a proposta, se aprovada, pode causar aos cofres da previdência. De resto, o projeto já foi aprovado em todas as outras comissões. Vamos continuar trabalhando.
      Obrigado por entrar em contato.
      Célio Moreira
      vereador em Uberlândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>